ASHWAGANDHA
(Cereja-de-inverno / Ginseng Indiano)
DESCRIÇÃO
Ashwagandha (Withania somnifera) está incluída entre as ervas mais importantes da farmacopéia ayurvédica. Classicamente renomada por seus efeitos rejuvenescedores, ela é objeto de considerável atenção científica hoje em dia. Conhecida como Cheiro de cavalo, Cereja de inverno ou Ginseng Indiano. Pertence à família Solanaceae e a raiz, folhas e frutos concentram as propriedades curativas desta planta medicinal. A planta é rica em alcalóides, esteróides e ferro e é considerada de uso seguro, sem maiores contra-indicações.
PROPRIEDADES
CONCENTRAÇÃO USUAL:
300 a 1000mg, duas vezes ao dia.
MUCUNA EXTRATO SECO
Mucuna pruriens (L.) D.C. var. utilis
ATIVOS
Seus componentes de princípio são L-DOPA e os alcalóides bioativos mucunine, mucunadina, mucuadinina, prurienina e nicotina como também b-sitosterol, glutationa, lecina, óleos, ácidos venólico e gálico. O L-Dopa é um precursor neurotransmissor, uma droga efetiva para alívio na doença de Parkinson. A semente é um profilático contra oligosperma e é útil no aumento da contagem de esperma, ovulação em mulheres, etc.
PROPRIEDADES
Mucuna pruriens é uma planta proveniente da Índia, reconhecida pelas suas propriedades afrodisíacas. Indicada no tratamento da doença de Parkinson, da impotência sexual e como anabólico. Possui propriedades: · Afrodisíaca; · Aumenta força e massa muscular; · Antienvelhecimento; · Aumenta o senso de bem-estar; · Aumenta a libido - Aumenta os níveis de testosterona; · Melhora a agilidade mental; · Melhora a coordenação motora.
DOSE USUAL
400 mg uma vez ao dia ou em doses divididas ou conforme recomendação médica. Estudos mostram que a dose diária máxima tolerada por adultos, sem causar sintomas indesejáveis é de 1500 mg de L-Dopa.
EFEITOS COLATERAIS
Doses elevadas de Mucuna pruriens pode causar superestimulação, aumento da temperatura corpórea e insônia.
CONTRA-INDICAÇÕES
• A semente pode causar problemas de nascimento e estimular a atividade uterina. Deve ser evitado por mulheres durante a gravidez. • Mucuna pruriens mostrou ter a habilidade de reduzir o açúcar do sangue. Aqueles com hipoglicemia ou diabetes devem usar somente sob supervisão médica. • É contra indicado em combinação com inibidores M.A.O. • Mucuna pruriens possui atividade androgênica, aumentando os níveis de testosterona; pessoas com síndromes andrógenas excessivas devem evitar o uso. • Mucuna pruriens inibe a prolactina. Caso você tenha uma condição médica resultando em níveis inadequados de prolactina no corpo, não use a menos que sob supervisão médica. • A semente contém alta quantidade de L-dopa. Levodopa é o medicamento usado para tratar doença de Parkinson. Pessoas com doença de Parkinson devem apenas usar sob supervisão médica ou um indivíduo qualificado.
PFAFFIA PANICULATA PÓ
Estimulante do SNC e Nootrópicos, Estimulantes e Regeneradores Tissulares.
INDICAÇÕES
É usado como auxiliar no tratamento de distúrbios circulatórios, stress, astenia, diabetes e como estimulante geral do organismo. Tem ação tônica geral para o organismo, cicatrizante e antiinflamatória, irregularidades circulatórias, Estimula e tonifica o organismo, eliminando a fadiga física e mental, aliviando estados de estresse e depressão. Contribui para as funções cerebrais. Possui ação hipoglicêmica além de potencializar a ação da insulina. Fortalece o coração, melhorando o processo circulatório e aumenta o número de glóbulos vermelhos e o nível de hemoglobina. A Alantoína, presente em sua composição, possui ação cicatrizante e regeneradora celular.
PROPRIEDADES
O pó é obtido das raízes de Pfaffia paniculata (Amarantaceae) e contém saponinas de núcleo tritepenoide (componentes ativos) acido pfafico, pfafasidos, alantoína, estigmasterol, sitosterol, sais minerais como fósforo, cálcio, potássio, aminoácido e mucilagem.
CONTRA-INDICAÇÕES / PRECAUÇÕES / INTERAÇÕES MEDICAMETOSAS
Não constam.
DOSE USUAL
De 200 a 1.000 mg ao dia.
REAÇÕES ADVERSAS
Uma superdosagem pode ocasionar nervosismo, hipertensão, erupções na pele, diarréia e insônia.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Korolkovas, Andrejus, Dicionário Terapêutico Guanabara, Ed. 2004/2005, Guanabara Koogan, 1.37-1.38.
2. Dieta e Câncer: Vitaminas Antioxidantes - Biosci. J.,Uberlândia, v.21, n. 1 pág.141-146, Jan/April 2005 Journal of the National Cancer Institute 2000; 92:61 -68
3. Rev. Med. Minas Gerais 2003;13(4);260-2;
4. http://www.herbalhealthcure.com
ADVERTÊNCIAS
1- Não use medicamentos vencidos.
2- Mantenha em local fresco e ventilado.
3- Verifique as indicações do rótulo quanto ao uso e estado de armazenamento.
4- Evite contatos com os olhos.
5- Mantenha sempre longe do alcance de crianças.
6 - Em caso de reações ou hipersensibilidade descontinuar o uso.
7- Não use medicamento ou cosméticos sobre a pele lesionada desde que não seja indicado.
8- Os resultados e eficácia desses insumos foram avaliados e comprovados pelo fabricante. Estudos conclusivos que comprovam sua ação estão descritos e citados em referências bibliográficas. Não há como garantir os resultados dos mesmos, pois dependem de vários fatores: sua correta utilização, de pessoa para pessoa, fatores ligados a alimentação, dietas, exercícios físicos, outras reações que possam interferir no tratamento.
9- Não use este produto em menores de 18 anos.
10- Observe a bula de orientação e advertências.
11- As informações das substâncias são retiradas das literaturas dos fabricantes e de oficiais reconhecidas.
12- Não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação do médico.
13- Não é recomendado o uso durante a amamentação.
14-Mucuna pruriens mostrou ter a habilidade de reduzir o açúcar do sangue. Aqueles com hipoglicemia ou diabetes devem usar somente sob supervisão médica. A semente contém alta quantidade de L-dopa. Levodopa é o medicamento usado para tratar doença de Parkinson. Pessoas com doença de Parkinson devem apenas usar sob supervisão médica ou um indivíduo qualificado.
15- Pessoas diabéticas, problemas cardíacos, pressão alta, problemas na tireóide, glaucoma, depressão, tratamentos psiquiátricos ou outras doenças devem consultar um médico antes do uso.
CASO OS SINTOMAS PERSISTIREM, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Use sempre medicamento sob orientação de um profissional habilitado, venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o farmacêutico responsável desta empresa, de acordo com a resolução 586/2013, do Conselho Federal de Farmácia, qualquer dúvida ou orientações procure um de nossos farmacêuticos.
Não use medicamentos na gravidez, na amamentação ou em doenças crônicas antes de consultar um médico.