MICROBIOX
(Caspa – Acne - Odores)
INCI Name: Propylene glycol, Aqua, Hexamidine diisethionate
DESCRIÇÃO
O ingrediente ativo do MICROBIOX é o Disetionato de Hexamidina, um agente antimicrobiano que vem sendo utilizado em muitas preparações tópicas, oftálmicas e bucais há muitos anos na Europa. Sua eficácia clínica e segurança têm sido demonstradas em diversos ensaios clínicos e, geralmente, com ampla utilização em pessoas de todas as idades.
MECANISMO DE AÇÃO
Disetionato de Hexamidina é amplamente utilizado por seu amplo espectro, atuando contra bactérias Gram positivas e negativas, anaeróbicos, fungos/leveduras e protozoários. Seu efeito microbiostático e atividade microbiocida são imediatos e residuais, ou seja, essas ações ocorrem no momento da aplicação e permanecem após a remoção do produto.
Disetionato de Hexamidina tem boa tolerância cutânea e na mucosa, bem como excelente coeficiente de segurança quando comparado a outros antissépticos.
Além disso, sua atividade antimicrobiana não é afetada pela presença de secreções cutâneas abundantes, especialmente em casos de peles oleosas ou propensas à acne, pois o Disetionato de Hexamidina inibe a lipase do Propionibacterium acnes, uma das bactérias causadora desta patologia. Tem efeito indireto como anti-irritante (uma vez que diminui a hidrólise dos triglicerídeos sebáceos e, consequentemente, a liberação de substâncias irritantes). Quando o P. acnes está presente, instala-se na glândula sebácea e seu metabolismo enzimático hidrolisa os triglicerídeos, liberando substâncias irritantes que, por sua vez, atuam como quimiotáticos para as células do sistema imunológico.
Disetionato de Hexamidina inibe também a atividade de outra bactéria causadora da acne, Staphylococcus epidermidis, bem como outras bactérias aeróbicas, anaeróbicas e fungos geralmente associados à esta infecção e inflamação cutânea.
INDICAÇÕES E APLICAÇÕES
Tratamento da caspa e prevenção da dermatite seborréica - é eficaz contra o fungo Malassezia furfur (também conhecido como Pityrosporum ovale);
Coadjuvante no tratamento da acne - ação contra as bactérias Propionibacterium acnes e Staphylococcus epidermidis,
Auxilia no controle da oleosidade do couro cabeludo e da pele,
Neutraliza os microrganismos responsáveis pelo odor axilar - em desodorantes;
Conservante auxiliar da formulação cosmética, sendo amplamente empregado em produtos para cabelo, pele, maquiagem e produtos infantis.
CONCENTRAÇÃO DE USO
A concentração de uso indicado é de 0,5 – 1,25% em xampu, loção tônica, creme, loção, gel e máscara faciais.
O xampu com MICROBIOX a 1,25% mostrou:
• significativo efeito anticaspa desde a primeira semana de tratamento
• melhora do efeito anticaspa até a quarta semana de tratamento
• efeito anticaspa equivalente ao produto concorrente
• melhor efeito residual quando comparado ao xampu com Piritionato de Zinco a 1%, duas semanas após o último tratamento.
SEBONORMINE
Tripla ação no tratamento da pele oleosa
Descrição
Sebonormine é um extrato hidoalcoólico obtido da Spiraea Ulmaria, sendo um eficaz moderador da secreção oleosa da pele.
Apresenta tripla ação:
-Controle da produção sebácea;
-Controle da secreção da transferência do sebo da glândula para a pele;
-Controle da proliferação bacteriana na pele.
Componentes do Sebonormine:
Ácido gálico: desempenham a função moderadora da oleosidade da pele, já que a ação inibitória da 5 alfa-redutase é propriedade de destaque para o ácido gálico.
Taninos: atuam como adstringentes e elementos de constrição das estruturas da pele. Essa constrição mecânica dos poros dilatados da pele é importante por diminuir a passagem do sebo secretado para a superfície da pele.
Propriedades:
Seu efeito anti-seborreico, ainda auxilia no combate ao processo inflamatório e comedões, decorrentes do acumulo do sebo nos canais pilossebáceos, que propicia a fácil e rápida proliferação de bactérias na pele (como Staphylococcus epidermidis e Propionibacterium acnes ).
Teste de eficácia In vivo:
A ação do Sebonormine foi avaliada através de testes de inibição da 5-alfa-redutase, foram inoculados queratinócitos humanos por 72horas, a 37°C, em atmosfera de 5% de CO2 e em presença de Sebonormine. Após a incubação, essas células foram preparadas e o seu RNA total, extraído e quantificado. Observou-se uma redução gradativa da síntese do RNAm de acordo com o aumento da concentração de Sebonormine.
Concentração de uso:
A concentração recomendada de uso varia de 2 a 5%, em loções, géis e shampoos.
Referências Bibliográficas
Literatura e Informes Técnicos dos Fabricantes
ADVERTÊNCIAS
1- Não use medicamentos vencidos.
2- Mantenha em local fresco e ventilado.
3- Verifique as indicações do rótulo quanto ao uso e estado de armazenamento.
4- Evite contatos com os olhos.
5- Mantenha sempre longe do alcance de crianças.
6 - Em caso de reações ou hipersensibilidade descontinuar o uso.
7- Não use medicamento ou cosméticos sobre a pele lesionada desde que não seja indicado.
8- Os resultados e eficácia desses insumos foram avaliados e comprovados pelo fabricante. Estudos conclusivos que comprovam sua ação estão descritos e citados em referências bibliográficas. Não há como garantir os resultados dos mesmos, pois dependem de vários fatores: sua correta utilização, de pessoa para pessoa, fatores ligados a alimentação, dietas, exercícios físicos, outras reações que possam interferir no tratamento.
9- Não use este produto em menores de 18 anos.
10- Observe a bula de orientação e advertências.
11- As informações das substâncias são retiradas das literaturas dos fabricantes e de oficiais reconhecidas.
12- Não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação do médico.
13- Não é recomendado o uso durante a amamentação.
14- Pessoas diabéticas, problemas cardíacos, pressão alta, problemas na tireóide, glaucoma, depressão, tratamentos psiquiátricos ou outras doenças devem consultar um médico antes do uso.
CASO OS SINTOMAS PERSISTIREM, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Use sempre medicamento sob orientação de um profissional habilitado, venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o farmacêutico responsável desta empresa, de acordo com a resolução 586/2013, do Conselho Federal de Farmácia, qualquer dúvida ou orientações procure um de nossos farmacêuticos.
Não use medicamentos na gravidez, na amamentação ou em doenças crônicas antes de consultar um médico.