Ilex Paraguariensis
(Saciedade Precoce)
DESCRIÇÃO
Ilex Paraguariensis tem sido usada há séculos pelos povos indígenas, como bebida medicinal. A espécie ganhou atenção em toda a América Latina chegando a ser utilizada nos Estados Unidos e Europa como superior ao chá verde e ao goldenberry.
Funck A., 2008 mostra em seu trabalho, que os principais fitoquímicos presentes na Ilex Paraguariensis responsáveis por sua propriedade na perda de peso são as metilxantinas e as saponinas; já os compostos fenólicos derivados de cafeiol como ácido caféico e clorogênicos conferem importante ação antioxidante e antiglicante.
Ilex Paraguariensis pode ser utilizada para:
Retardo no esvaziamento gástrico;
Redução do Quociente Respiratório – QR, devido ao aumento da oxidação de gorduras;
Ativação da Adenosina Monofosfato Kinase – AMPK, favorecendo a redução da gordura visceral.
APLICAÇÕES
1. Teste Clínico para Controle de Peso
Estudo sobre o esvaziamento gástrico, perda e manutenção de peso à longo prazo em pacientes que ingeriram a associação de extratos contendo Ilex Paraguariensis.
Resultados: Prolonga o tempo de esvaziamento gástrico em 58 minutos, comparado aos 38 minutos do placebo. A perda de peso durante 10 dias foi em média de 800g e com 45 dias de aproximadamente 5kg.
A continuidade do tratamento com as cápsulas resultou na manutenção do peso corporal de 73kg no início do monitoramento para 72,5kg ao final de 12 meses.
2. Testes Pré-Clínicos
Estudo mostra que Ilex Paraguariensis pode suprimir o apetite e prevenir a obesidade, induzida por dieta gordurosa in vivo. Verificou-se que após 60 dias de suplementação da dieta gordurosa com extrato de Ilex Paraguariensis, a redução do peso corporal foi de 7%.
Conclui-se ainda que, a ação conjunta dos ácidos cafeiquínicos, da cafeína, teobromina e saponinas levaram a redução da leptina circulante, contribuindo para melhora da resposta cerebral sinalizadora da saciedade levando a redução do peso e da gordura visceral. Já os efeitos hipocolesterolêmicos do extrato são atribuídos, principalmente ao seu conteúdo de saponinas e cafeína.
Silver em 2009, observou que a ingestão de Ilex Paraguariensis teve um efeito modulador na expressão de vários genes relacionados à obesidade. Em seu estudo, os ratos obesos tratados apresentaram acentuada atenuação do ganho de peso, adiposidade e restauração dos níveis séricos de colesterol, trilicérides, LDL-colesterol e glicose.
3. Gordura Visceral
Ilex Paraguariensis melhora a obesidade induzida por dieta rica em gordura, através do papel potencial da Adenosina Monofosfato Kinase- AMPK no tecido adiposo visceral.
MPK é parte de um mecanismo que coordena as alterações no metabolismo lipídico de anabolismo para catabolismo em caso de escassez de energia. Portanto, a AMPK pode levar a inibição da síntese de ácidos graxos e ativação da oxidação, mediada por AMPK, desempenhando um papel na regulação da alimentação.
O estudo concluiu que o extrato de Ilex Paraguariensis pode ter efeito protetor contra a obesidade em ratos através de uma maior expressão de proteínas desacopladoras e fosforilação da AMPK, elevada no tecido adiposo visceral.
4. Quociente Respiratório – QR
É a quantidade de oxigênio necessário para oxidar completamente átomos de carbono e hidrogênio, presentes nas moléculas dos substratos energéticos.
Ilex Paraguariensis reduz o quociente respiratório indicando aumento na proporção de gordura oxidada, um efeito favorável para a redução da gordura corporal.
**Ingestão de Ilex Paraguariensis 15´ antes das principais refeições**
Saciedade Precoce
- Aceleramento da Plenitude Gástrica
- Início do Retardo do Esvaziamento Gástrico
- Redução da Leptina Circulante
Redução da Gordura (Corporal + Visceral)
- Redução do Quociente Respiratório
- Ativação da Adenosina Monofosfato Kinase (AMPK)
5. Efeito Hipolipidêmico
Teste in vitro comprova que o extrato de Ilex Paraguariensis inibe a atividade da lipase pancreática e tem efeito hipolipidêmico em ratos obesos com dieta induzida de alto teor de gordura. Os resultados mostraram que o extrato inibiu tanto a lipase pancreática suína e humana, suprimiu o aumento de peso corporal, diminuiu os níveis séricos de triglicérides e de LDL colesterol, após terem sidos alimentados com dieta rica em gordura.
Em estudo in vivo concluiu-se que o consumo melhorou os parâmetros lipídicos em indivíduos normolipidêmicos e dislipidêmicos, e proporcionou uma redução adicional do LDL-colesterol em indivíduos hipercolesterolêmicos em tratamento com estatinas, que podem reduzir o risco de doenças cardovasculares.
6. Atividade anti-glicante e Antioxidante
Ilex Paraguariensis atua como antioxidante por três mecanismos diferentes: cobre, lipoxigenase e peroxinitrito, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas relacionadas a processos oxidativos. Também melhora em até 50% a capacidade antioxidante e a resistência do plasma e LDL à lipoperoxidação lipídica.
O ácido caféico e clorogênico presentes no extrato são os principais responsáveis pelo efeito anti-glicação.
Comparativo ao Chá Verde
Constatou-se que os polifenóis de Ilex Paraguariensis são cerca de 2 a 2,5 vezes maior em comparação com as formulações do chá verde. O maior efeito dos polifenóis de Ilex Paraguariensisa pode ser divido não apenas as concentrações mais altas, mas as diferenças na composição desses compostos fenólicos.
O valor ORAC medido do Ilex Paraguariensis é de 180.000μmol/100g que o classifica como superior em relação a outros extratos de ervas e plantas conhecidas.
Outras aplicações
Pode estimular o Sistema Nervoso Central, além de apresentar efeito diurético.
Concentração de Uso:
50 a 100mg – tomar 15 minutos antes das principais refeições.
Contra-indicações:
Não há relatos na literatura.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Literatura do Fabricante
ADVERTÊNCIAS
1- Não use medicamentos vencidos.
2- Mantenha em local fresco e ventilado.
3- Verifique as indicações do rótulo quanto ao uso e estado de armazenamento
4- Evite contatos com os olhos.
5- Mantenha sempre longe do alcance de crianças.
6 - Em caso de reações ou hipersensibilidade descontinuar o uso.
7- Não use medicamento ou cosméticos sobre a pele lesionada desde que não seja indicado.
8- Os resultados do tratamento dependem de vários fatores: sua correta utilização, de pessoa para pessoa, fatores ligados a alimentação,dietas, exercícios físicos, outras reações que possam interferir no tratamento.
8- Não use este produto em menores de 18 anos.
9- Observe a bula de orientação e advertências.
10- As informações das substâncias são retiradas das literaturas dos fabricantes e de oficiais reconhecidas.
11- Não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação do médico.
12- Não é recomendado o uso durante a amamentação.
13- Pessoas diabéticas problemas cardíacas, pressão alta, tireóide, glaucoma, depressão, tratamentos psiquiátricos ou outras doenças devem consultar um médico antes do uso.
CASO OS SINTOMAS PERSISTIREM, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Use sempre medicamento sob orientação de um profissional habilitado, venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o farmacêutico responsável desta empresa, de acordo com a resolução 586/2013, do Conselho Federal de Farmácia, qualquer dúvida ou orientações procure um de nossos farmacêuticos.
Não use medicamentos na gravidez, na amamentação ou em doenças crônicas antes de consultar um médico.