SENSILINE
Descrição
Sensiline é um princípio ativo antiirritante composto essencialmente de frações purificadas de polissacarídeos e peptideoglicanas das sementes da linhaça que age através da proteção física e da proteção biológica. É indicado para formulações pós-peeling e botox.
Previne a irritação causada por inúmeras agressões cutâneas ( sol, vento, agentes químicos, etc ), preserva o sistema imunológico da pele e limita o desconforto resultante do fenômeno da inflamação: eritema e ardência.
Indicações
É indicado para prevenção da irritação de peles sensíveis e frágeis, pós-peeling e botox.
Pode ser aplicado em todos os produtos cosméticos direcionados para o tratamento deste tipo de pele ( filtros solares, sabonetes líquidos, hidratantes, tônicos faciais).
Mecanismo de ação
Sensiline age limitando o fenômeno da irritação por diminuir a liberação de interleucina 1 alfa, a molécula chave da cascata inflamatória.
Como resultado de sua composição ( polissacarídeos e peptideoglicanas ), Sensiline age de duas formas:
Concentração de uso:
Recomenda-se o uso de 2 – 7%, em géis, cremes e loções para peles sensíveis, produtos infantis, loções e tônicos calmantes, produtos pós-sol.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Literatura e informes técnicos do fabricante
MENTOL
Cristais incolores com cheiro de hortelã-pimenta, voláteis, solúveis em álcool, éter, óleo de oliva e vaselina. Liquefaz-se com cânfora, fenol, hidrato de cloral, resorcina, timol, betanaftol, carbamato de etilo, pirocatevol, permanganato de potássio e outros. Depois da absorção, é excretado na urina e bile como glucuronide.
Indição/Concentração Usual:
Anti-pruriginoso – uso tópico – 0,25% a 2%, atua substituindo a sensação de prurido pela do frio seguido de efeito analségico.
Agente refrescante em cosmético – xampus, condicionador, sabonete, produtos de higiene oral – concentração máxima de 1,5%.
Inalação - alivia os sintomas da bronquite, sinusite.
Carminativa – em pequenas doses.
Reações Adversas:
Pode aumentar as reações de hipersensibilidade incluindo dermatite de contato. Podem ocorrer dores severas abdominais, náusea, vômito, vertigem, sonolência e coma se ingerido.
Referência Bibliográfica:
BATISTUZZO, J. A O; ITAYA, M.; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico, Tecnopress, 2000.
AZULENO
Azuleno é um isômero do naftaleno, que possui intensa cor azul, muito incomum em moléculas tão simples. Possui ação antiflogística, antiinflamatória, de regeneração tissular e anti-alérgica, e um excelente descongestionante, normalizador e calmante tópico. É utilizado em produtos para a cosmética cutânea, produtos infantis e produtos para a higiene bucal e em casos de microvarizes, varizes, edema dos membros inferiores, hematomas e após o esclerosamento de varizes.
Concentração recomendada:
0,01 a 0,03%
ADVERTÊNCIAS
1- Não use medicamentos vencidos.
2- Mantenha em local fresco e ventilado.
3- Verifique as indicações do rótulo quanto ao uso e estado de armazenamento.
4- Evite contatos com os olhos.
5- Mantenha sempre longe do alcance de crianças.
6 - Em caso de reações ou hipersensibilidade descontinuar o uso.
7- Não use medicamento ou cosméticos sobre a pele lesionada desde que não seja indicado.
8- Os resultados e eficácia desses insumos foram avaliados e comprovados pelo fabricante. Estudos conclusivos que comprovam sua ação estão descritos e citados em referências bibliográficas. Não há como garantir os resultados dos mesmos, pois dependem de vários fatores: sua correta utilização, de pessoa para pessoa, fatores ligados a alimentação, dietas, exercícios físicos, outras reações que possam interferir no tratamento.
9- Não use este produto em menores de 18 anos.
10- Observe a bula de orientação e advertências.
11- As informações das substâncias são retiradas das literaturas dos fabricantes e de oficiais reconhecidas.
12- Não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação do médico.
13- Não é recomendado o uso durante a amamentação.
14- Pessoas diabéticas, problemas cardíacos, pressão alta, problemas na tireóide, glaucoma, depressão, tratamentos psiquiátricos ou outras doenças devem consultar um médico antes do uso.
CASO OS SINTOMAS PERSISTIREM, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Use sempre medicamento sob orientação de um profissional habilitado, venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o farmacêutico responsável desta empresa, de acordo com a resolução 586/2013, do Conselho Federal de Farmácia, qualquer dúvida ou orientações procure um de nossos farmacêuticos.
Não use medicamentos na gravidez, na amamentação ou em doenças crônicas antes de consultar um médico.