Exsynutriment
Repositor de Silício Orgânico
Descrição:
Exsynutriment é o único Silício Orgânico biologicamente ativo, cuja reposição é capaz de promover a reestruturação das fibras de sustentação (colágeno e elastina).
O sílico é um oligoelemento fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Ele não atua como um cofator enzimático, mas é indispensável para o desenvolvimento normal dos seres vivos. A diminuição de silício conduz a uma desestruturação do tecido conjuntivo.
O silício faz parte da estrutura da elastina, do colágeno, dos proteoglicanos e das glicoproteínas. A reposição de silício é feita na forma de Silício orgânico, pois testes comprovam que nesta forma ele é biologicamente ativo. Com o envelhecimento do indivíduo o teor de silício diminui. Verificou-se, no entanto, que a sua reposição promove uma regeneração de tecidos perturbados.
No complexo Exsynutriment, o ácido ortossilicílico Si(OH)4 está ligado por pontes de hidrogênio aos aminoácidos de colágeno marinho. Desta forma se consegue disponibilizar o silício biologicamente ativo ao organismo.
Propriedades:
Indicação
Fórmulas antioxidantes e anti-aging, auxiliares de emagrecimento, fortalecedores de unhas e cabelos, coadjuvantes no tratamento da osteoporose.
Concentração de uso
60 a 300mg/dia
CENTELLA ASIATICA
Antiinflamatório Cicatrizante
INDICAÇÕES
Uso tópico: feridas, ulceras dérmicas, eczemas, eritema, queimaduras, psoríase, cervicite, vulvovaginite, distrofia da mucosa vulvovaginal, ulcerações dérmicas, bucais o corneais, blefarites, conjuntivites, queratites, parodontopatias, faringites, dermatites, eritemas, prurido.
Uso oral: Insuficiência venosa, depressão nervosa.
PROPRIEDADES
Nome cientifico: Centella asiatica (L.) Urb.
Sinonímia cientifica: Hydrocotyle asiatica L. Família botânica: Apiaceae Parte utilizada: raiz Monografias farmacopéicas: Chinesa 1990, F. Bras. IV.
O asiaticosídeo estimula a ativação fibroblástica, sendo que tem um efeito reepitelizante, ação reforçada pelo efeito adstringente dos taninos. É também anti-séptico e antipruriginoso. Para uso interno apresenta uma ação tônica geral, antidepressiva e venotônica. A Centella asiática que é popularmente conhecida como centelha, centela, centela-da-asia, pata-de-mula, patade-burro ou pé-de-cavalo, é uma espécie cosmopolita, de uso tradicional no tratamento de feridas e lesões cutâneas diversas. As propriedades farmacológicas são atribuídas as saponinas e triterpenos, destacando-se como componente principal o asiaticosídeo com triterpenos de estrutura similar (ácido madecássico, acido asiático e acido madasiático) está no mercado em preparações de uso tópico e interno, incluindo o Brasil (Madecassol). Em 1992, o acido asiático e o asiaticosídeo foram isolados das raízes de Schefflera octophylla (Lour.) Harms, sendo esta a primeira vez que estes componentes foram isolados de outra planta que não em Centella asiática (L.) Urb. Atualmente, vem sendo utilizada em preparações magistrais e em cosméticos, preconizada como cicatrizante, em queimaduras e quelóides e para o tratamento de insuficiência venosa crônica, com base na ação benéfica verificada sobre o metabolismo do tecido conectivo das paredes vasculares e na microcirculação.
CONTRA-INDICAÇÕES
Gastrite, úlcera gastroduodenal: os taninos podem irritar a mucosa gástrica. Este efeito secundário pode ser cessado associando drogas com mucilagens.
DOSE USUAL
A Centella asiática é usada na faixa de 50 a 200mg do extrato seco ao dia. Também é usada em produtos dermatológicos para celulite e, como cicatrizante em ulceras crônicas, queimaduras, lesões dermatológicas de cicatrização difícil, telangiectasias, fragilidade capilar e varizes na faixa de 2 a 5% (extrato fluido).
REAÇÕES ADVERSAS
Tem sido relatados casos de dermatite de contato em cremes e preparações contendo esse composto.
ASIATICOSIDE
Propriedades/Aplicações
ASIATICOSIDE é o maior constituinte ativo triterpênico da Centella asiática. A planta contém cerca de 40% de asiaticoside, que tem a propriedade de atuar sobre a circulação de retorno, aumentando a elasticidade das paredes venosas, melhorando a circulação sanguínea, eliminando edemas e hematomas, combatendo processos degenerativos do tecido conjuntivo venoso e perturbações funcionais nos membros inferiores, como pernas pesadas e doloridas, formigamento e cãimbras. E ainda, ASIATICOSIDE parece demonstrar ação reguladora do tecido conjuntivo, atuando também como ativador dos fibroblastos e equilibrador da produção de fibras colágenas quando alteradas. Tais propriedades de ASIATICOSIDE são também de grande importância terapêutica no tratamento da celulite e gordura localizada. Já que a celulite ocasiona diminuição da circulação de drenagem, causada por hipertrofia das células adiposas, provocando congestionamento do tecido conjuntivo e compressão das ramificações vasculares, particularmente à nível dos capilares. O ASIATICOSIDE mostra aplicação também no tratamento de úlceras varicosas, hemorróidas e afecções de natureza circulatória, devido à sua propriedade bioativante, melhorando a circulação periférica.
Dosagem Usual
É indicado por via oral em doses de 20 a 60 mg/dia; ou de 0,1 a 0,5% em cremes, loções e géis.
Observações Conforme o grau do processo celulítico, muitas vezes torna-se necessário um período de descanso terapêutico e depois repetição do tratamento.
RUTINA
Antiinflamatório - Antiedematoso
INDICAÇÕES
Têm ação protetora sobre o endotélio vascular, antiinflamatória, antiedematosa, antivaricosa e anticelulítica.
PROPRIEDADES
É um bioflavonóide obtido de diversas plantas como a castanha da índia, Aesculus hippocastanum e outras como Fagopyrum esculentum, Sophora japonica, Hedera helix e várias espécies de Eucalyptus. A rutina tem sido usada no tratamento de estados doentios caracterizados por hemorragia capilar associada com fragilidade capilar aumentada. No Brasil ela faz parte de diversas associações utilizadas principalmente no tratamento de varizes e hemorróidas.
CONTRA-INDICAÇÕES
Não constam.
DOSE USUAL
É usada na faixa de 100 a 300mg ao dia, isoladamente ou associada a outros bioflavonóide. Também é usada em cremes, géis e loções cremosas para insuficiência vascular venosa, dores e edema dos membros inferiores, nas concentrações de 2 a 5% e no tratamento de olheiras na forma de serum revitalizante, nas mesmas concentrações.
ADVERTÊNCIAS
1- Não use medicamentos vencidos.
2- Mantenha em local fresco e ventilado.
3- Verifique as indicações do rótulo quanto ao uso e estado de armazenamento.
4- Evite contatos com os olhos.
5- Mantenha sempre longe do alcance de crianças.
6 - Em caso de reações ou hipersensibilidade descontinuar o uso.
7- Não use medicamento ou cosméticos sobre a pele lesionada desde que não seja indicado.
8- Os resultados e eficácia desses insumos foram avaliados e comprovados pelo fabricante. Estudos conclusivos que comprovam sua ação estão descritos e citados em referências bibliográficas. Não há como garantir os resultados dos mesmos, pois dependem de vários fatores: sua correta utilização, de pessoa para pessoa, fatores ligados a alimentação, dietas, exercícios físicos, outras reações que possam interferir no tratamento.
9- Não use este produto em menores de 18 anos.
10- Observe a bula de orientação e advertências.
11- As informações das substâncias são retiradas das literaturas dos fabricantes e de oficiais reconhecidas.
12- Não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação do médico.
13- Não é recomendado o uso durante a amamentação.
14- Pessoas diabéticas, problemas cardíacos, pressão alta, problemas na tireóide, glaucoma, depressão, tratamentos psiquiátricos ou outras doenças devem consultar um médico antes do uso.
CASO OS SINTOMAS PERSISTIREM, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Use sempre medicamento sob orientação de um profissional habilitado, venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o farmacêutico responsável desta empresa, de acordo com a resolução 586/2013, do Conselho Federal de Farmácia, qualquer dúvida ou orientações procure um de nossos farmacêuticos.
Não use medicamentos na gravidez, na amamentação ou em doenças crônicas antes de consultar um médico.