CISTEÍNA / CISTINA
A Cistina é conhecida como forma estável do Enxofre endógeno, que contém a Cisteína, um aminoácido sulfurado hidrossolúvel. É uma das mais nobres fontes de enxofre orgânico. A Cisteína aumenta a sobrevida de animais de laboratório; possui efeito anti-oxidante e é útil no tratamento da artrite.
As doses somente devem ser empregadas sob supervisão médica.
Aplicações terapêuticas:
Perda de cabelo : A queratina tem cerca de 12 % de Cisteína/Cistina, o que demonstra a sua importância para cabelos e unhas.
Psoríase : L-Cisteína tem sido usada com sucesso no tratamento da psoríase, haja visto a sua capacidade de reter umidade nos tecidos.
Distúrbios respiratórios : N-Acetyl-Cisteína tem propriedade de fluidificar a secreção brônquica, auxiliando muito no tratamento da asma, fibrose cística, enfisema e obstrução pulmonar.
Câncer : Há muitos relatos sobre o valor de L-Cisteína no tratamento do câncer. Na verdade, a principal finalidade da administração de Cisteína e derivados em pacientes com câncer é diminuir e evitar os efeitos tóxicos da quimioterapia.
Desintoxicação : Devido ao grupamento Tiol ( SH ), atua como um substrato importante na metabolização de xenobióticos e substâncias químicas tóxicas. Por ser indispensável na síntese de Glutation, constitui-se num dos mais importantes produtos para auxiliar o organismo no metabolismo das substâncias exógenas.
Cuidados especiais :
Ao administrar a Cisteína, deve-se associa-la à Vitamina C, a fim de se evitar sua transformação em Cistina que pode causar cálculos renais. Deve-se tomar cuidados especiais com os diabéticos, pois a Cisteína pode interferir na insulina.
Dosagem usual
250 a 1.500 mg/dia.
ADVERTÊNCIAS
1- Não use medicamentos vencidos.
2- Mantenha em local fresco e ventilado.
3- Verifique as indicações do rótulo quanto ao uso e estado de armazenamento.
4- Evite contatos com os olhos.
5- Mantenha sempre longe do alcance de crianças.
6 - Em caso de reações ou hipersensibilidade descontinuar o uso.
7- Não use medicamento ou cosméticos sobre a pele lesionada desde que não seja indicado.
8- Os resultados e eficácia desses insumos foram avaliados e comprovados pelo fabricante. Estudos conclusivos que comprovam sua ação estão descritos e citados em referências bibliográficas. Não há como garantir os resultados dos mesmos, pois dependem de vários fatores: sua correta utilização, de pessoa para pessoa, fatores ligados a alimentação, dietas, exercícios físicos, outras reações que possam interferir no tratamento.
9- Não use este produto em menores de 18 anos.
10- Observe a bula de orientação e advertências.
11- As informações das substâncias são retiradas das literaturas dos fabricantes e de oficiais reconhecidas.
12- Não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação do médico.
13- Não é recomendado o uso durante a amamentação.
14- Não utilize Exselen em dose acima 200Ui/dia, evitando toxicidade.
15- Pessoas diabéticas, problemas cardíacos, pressão alta, problemas na tireóide, glaucoma, depressão, tratamentos psiquiátricos ou outras doenças devem consultar um médico antes do uso.
16 - A relação risco-benefício deverá ser avaliada na presença do mal de Parkinson.
CASO OS SINTOMAS PERSISTIREM, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Use sempre medicamento sob orientação de um profissional habilitado, venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o farmacêutico responsável desta empresa, de acordo com a resolução 586/2013, do Conselho Federal de Farmácia, qualquer dúvida ou orientações procure um de nossos farmacêuticos.
Não use medicamentos na gravidez, na amamentação ou em doenças crônicas antes de consultar um médico.